23 junho, 2011

Gideão e os trezentos homens


           No livro de Juízes da nossa Bíblia Sagrada, capítulo 6 do versículo 11 em diante, vemos a passagem do chamamento de Gideão quando o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente (JZ 6-12). Naquele momento, Gideão ainda não sabia o propósito que Deus tinha com ele. Mais adiante, no versículo 14, vemos o SENHOR a lhe dizer que ele fosse na sua força livrar Israel das mãos dos midianitas, pois, os midianitas estavam oprimindo a todo o povo de Israel.
         No versículo 15, temos um reconhecimento da parte de Gideão de que ele, por ser da família mais pobre em Manassés, ainda era o menor da casa de seu pai. Sendo assim, com que livraria ele Israel? Mas o nosso Deus, o Deus de Israel é aquele que peleja pelos seus, que faz do humilhado, exaltado, que mostra Seu poder quando não podemos fazer, quando não temos condições, porque o maior é Ele, o poderoso é Ele, dEle e pra Ele são todas as coisas. E foi assim que Ele fez na vida de Gideão.
            Através de Seu poder, Deus deu condições para que Gideão destruísse os midianitas. JZ 6-16.
            No capítulo 7, a partir do versículo 2, vemos o que Deus fez para mostrar que o poder é dEle, a glória é dEle e que ninguém queira se gloriar de si mesmo, pois nas suas situações difíceis, quem resolve é Deus, quem dá condições é Deus, porque assim como Gideão reconheceu que era o menor da casa de seu pai, que possamos reconhecer que diante de Deus, somos pequeninos, que nada podemos ou sabemos sem que o SENHOR esteja conosco. Você pode ser dotado de toda formação secular, mas se você não tiver a ajuda de Deus na sua vida, não importa quão sábio você seja, pois de nada valerá nenhuma sabedoria humana, sem reconhecimento de que tudo provêm de Deus. Podemos ver isso em JZ 7-2.
A Bíblia diz que dos 32.000 homens que estavam com Gideão, apenas 300 foram permitidos por Deus para enfrentar o exército dos midianitas, que, conforme a Bíblia (JZ 7-12) era uma multidão que se comparava a areia da praia. Mas o nosso Deus é Aquele que faz o que ninguém pode fazer e enquanto muitos pensavam que Gideão e seus trezentos homens pereceriam, eis que Deus foi adiante deles, pois não importa o tamanho da situação ou o número dos seus inimigos, se Deus estiver no comando, a vitória é sua em nome de Jesus! Glória seja dada ao nome de Jesus! Como está em JZ 7-14b.

          Como Deus foi com Gideão, permitindo que, com apenas trezentos homens ele destruísse o exército dos midianitas, assim Deus também é conosco. Pois o Seu poder é o mesmo, Ele não mudou e não mudará. Deus pode fazer por mim e por você aquilo que não podemos e que aos nossos olhos é impossível. Pois é nas nossas impossibilidades que Deus mostra o Seu poder, desde que confiemos nEle. Pois para Deus nada é impossível! LC 1-37. Mas para que isso aconteça na minha e na sua vida, temos que colocar todo nosso sangue no altar do senhorQue Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: